top of page
  • Foto do escritorRafael Sommerfeld

Descubra alguns PONTOS CEGOS comuns nos perfis comportamentais


Você conhece seus pontos cegos?


Em nossa vida cotidiana, tanto pessoal quanto profissional, já nos deparamos com situações em que o assunto de uma conversa nos deixa um pouco desconfortáveis.


Nem todos, em determinado ambiente, ficam entusiasmados com histórias muito particulares ou específicas, que podem não despertar interesse comum entre todos. Existem características comportamentais naturais que muitas vezes não são percebidas pela própria pessoa que as possui: são os chamados pontos cegos do perfil.


Talvez você seja daqueles que, discretamente, se afasta de uma conversa quando o tema se torna desconfortável ou sai do contexto. Na maioria das vezes, a outra pessoa não percebe que seu comportamento pode estar dificultando a comunicação. Com frequência, somos inconscientes dos padrões de comportamento que podem criar tensão ou conflito em nossos relacionamentos pessoais e profissionais.


Esses padrões comportamentais frequentemente revelam lacunas em nossa autoconsciência, chamadas de "pontos cegos".


Os pontos cegos são aquelas partes do nosso estilo natural de personalidade que são óbvias para todos, exceto para nós mesmos - até que alguém os aponte. São os comportamentos ou palavras que usamos sem perceber seu impacto nos outros.


Vamos explorar alguns pontos cegos comuns nos perfis comportamentais, que podem ser facilmente identificados utilizando o Profiler, da Sólides, uma completa ferramenta de mapeamento de perfil comportamental, que apresenta mais de 50 informações sobre o perfil dos indivíduos.


Executor: "Será que eu ouço as outras pessoas? " A impaciência é um grande desafio para esse perfil. Executores muitas vezes não conseguem ouvir atentamente o que os outros estão dizendo. Para melhorar, vale o esforço para ter conversas mais significativas com os colegas, conhecer seus interesses, desejos e necessidades. Aprender a ser um ouvinte melhor e entender que nem todos os problemas precisam ser resolvidos, pode ser uma boa mudança.


Comunicador: "Será que estou sendo otimista demais?” Os comunicadores tendem a realçar o lado positivo das coisas enquanto ignoram os riscos. Ao planejar projetos ou resultados, eles frequentemente consideram apenas o cenário ideal. É crucial prestar atenção às condições adversas e estabelecer um plano B antes de embarcar em um projeto. Estar aberto a sugestões de outros membros da equipe, especialmente aqueles dos perfis Planejador e Analista, pode ajudar a evitar decisões precipitadas.


Planejador: "Será que uma mudança pode ajudar nesse cenário?” Os planejadores são resistentes à mudanças e tendem a permanecer em situações desfavoráveis por mais tempo do que outros. Eles costumam acreditar que o tempo resolverá tudo, mesmo quando as evidências sugerem o contrário. No entanto, nem sempre é o caso, e pode ser necessário tomar decisões rápidas, mesmo que isso signifique mudar de rumo.


Analista: "Será que me isolo quando sou criticado?” Os analistas são perfeccionistas e muitas vezes aceitam críticas com severidade, inclusive de si mesmos. Às vezes, é importante priorizar o progresso em vez da perfeição e deixar de lado as críticas menores que podem causar frustração. Aceitar que nem todos veem ou entendem as coisas com o mesmo nível de detalhe é importante. Aceitar a si mesmo e aos outros como são e considerar ajudar aqueles que têm dificuldade com o pensamento analítico, o que é natural ao seu estilo.


Mesmo os perfis mais bem-intencionados podem descobrir novos pontos cegos, especialmente em momentos de mudanças significativas na vida.


A chave para superar quaisquer efeitos adversos é focar no autoconhecimento e no crescimento contínuo.


O Sólides Profiler é uma ferramenta que ajuda nesse processo de autoconhecimento, apresentando com gráficos e informações claras as tendências comportamentais das pessoas, ajudando nesse processo contínuo de melhoramento das pessoas e organizações.


Quer conhecer o Profiler? Fale comigo!

(21)99335-7323 Um abraço!


Rafael Sommerfeld

Especialista em Gestão Comportamental, parceiro e representante da Sólides, consultor associado do GPTW (Melhores empresas para se trabalhar) e CEO da Sommerfeld Soluções em Gestão de Pessoas. Mestre em Autoconhecimento, especialista em Inovação pela UERJ e Marketing pela FGV, tendo ainda cursado 2 graduações em tecnologia.

253 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page