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  • Foto do escritorRafael Sommerfeld

Virando a mesa na Gestão Comportamental

Você sabe o que é Gestão Comportamental?


Muitos profissionais da área de Recursos Humanos são muito familiarizados ao termo Gestão Comportamental. Eles sabem da importância da Análise de Perfil Comportamental, tanto dos novos candidatos, como dos colaboradores da empresa, não apenas para Recrutamento e Seleção, mas também em seus processos de Desenvolvimento.


Entendem que acompanhar toda a jornada dos profissionais, entender a evolução comportamental, as principais forças e os pontos em que podem ser ajudados fazem parte de uma estratégia empresarial robusta, que leva os times campeões aos melhores resultados em seus mercados.


Gestão Comportamental é olhar todo o processo de gestão de pessoas considerando o comportamento como uma estratégia de curto, médio e longo prazo, garantindo resultados, sustentabilidade, harmonia e bem-estar.


Mas, como implantar Gestão Comportamental?


Muitos RH´s sentem-se desmotivados a implantar a Gestão Comportamental por uma série de fatores nas organizações. Seja por orçamentos (e isso é o maior erro, pois Gestão Comportamental só ajuda nos resultados), seja por falta de “braço” (capacidade do time de RH) ou ainda, por ser um RH que não consegue se posicionar de forma mais estratégica junto à direção da empresa. Aqui um comentário adicional: Em minha trajetória corporativa vi muitas vezes RH´s com potencial enorme para realizar essa mudança, mas com uma diretoria que não enxergava valor num movimento como esse.


Aí vem a hora de refletir: Vamos virar a mesa?


Muitos pensarão: Não é tão fácil! Já tentei e não deu certo! Isso sempre foi assim e não vai mudar!


Estamos num dos melhores momentos para implantar a Gestão Comportamental nas organizações. As empresas já estão se preparando para a retomada do crescimento econômico, seja por conta da proximidade da vacina, seja por conta do movimento natural de sobrevivência que toda empresa precisa fazer, num momento como esse. Qualquer gestor sabe que não fazer nada diferente em tempos de tempestade não trará a bonança depois. É plantando agora que as empresas fortes irão colher no momento que o mercado retomar seu curso normal.


E dá para pensar quais serão as empresas que estarão mais bem posicionadas?


As que estiverem com os times ajustados, com conhecimento e com autoconhecimento. Equipes que tem a noção clara de seus pontos fortes e pontos a desenvolver. Que não jogam para debaixo do tapete características que não possuem, ao contrário, contam com a ajuda dos demais do time para apoiá-los no desenvolvimento dessas características, ou ainda, complementar esses pontos com outras forças da equipe.


Virar a mesa na Gestão Comportamental é trazer clareza sobre o ser humano para o ser humano corporativo. Não pode existir uma visão distorcida da realidade, achando que todos serão super-heróis, se são apenas humanos!


Virar a mesa na Gestão Comportamental é usar a pessoa certa no lugar certo, tirar dela tudo o que ela pode dar com mais facilidade, apoiando nos pontos que sabemos que ela precisa de ajuda.


Virar a mesa na Gestão Comportamental é monitorar os índices do RH (aqueles que todo bom RH já mede) e saber que implantar Gestão Comportamental vai trazer melhoria desses índices e dinheiro no bolso do acionista.


Virar a mesa na Gestão Comportamental é ter a certeza de que os ambientes, as equipes, as lideranças, sócios e demais stakeholders estarão num ecossistema mais honesto, robusto, capaz de garantir a longevidade da organização, de forma sustentável.


Podemos citar algumas ações para essa virada:


- Mapear equipes


- Rever os processos de R&S e T&D


- Alinhar perfis desejados


- Desenvolver os perfis dos colaboradores


- Investir na formação de líderes comportamentais


- Definir metas e métricas


- Estabelecer novos processos para gestão de pessoas




Se precisar de ajuda, fale comigo!

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