• Rafael Sommerfeld

Dicas para implementar a gestão comportamental


O comportamento é, basicamente, a forma como nós lidamos e reagimos aos estímulos que recebemos em todo ambiente que fazemos parte.


Nas empresas não é diferente. A gestão comportamental é uma maneira de fazer a gestão de pessoas com foco nos seus perfis comportamentais, que é fundamental para o bem-estar e o aumento de produtividade dos colaboradores, além de diminuir o índice de turnover dentro da empresa.


O objetivo é colocar as pessoas certas no cargo certo, baseando-se nas habilidades mais fortes de cada profissional que fazem sentido com as demandas que certo cargo exige. O resultado disso é um time mais engajado, com melhor desempenho para a equipe e para a empresa.


Mas… quais são os passos para aplicar isso na prática?


➞ Mapear equipes;

➞ Rever os processos de R&S e T&D;

➞ Alinhar perfis desejados;

➞ Desenvolver os perfis dos colaboradores;

➞ Investir na formação de líderes comportamentais;

➞ Definir metas e métricas;

➞ Estabelecer novos processos para gestão de pessoas;

➞ Disseminar Gestão Comportamental de forma contínua.


Resumindo: a gestão comportamental é a forma mais eficiente de ter colaboradores satisfeitos e motivados e ainda promover o crescimento do negócio!


Para aplicar a gestão comportamental, a análise de perfil comportamental é o ponto chave para definir a composição ideal dos times da empresa.

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