O comportamento é, basicamente, a forma como nós lidamos e reagimos aos estímulos que recebemos em todo ambiente que fazemos parte.
Nas empresas não é diferente. A gestão comportamental é uma maneira de fazer a gestão de pessoas com foco nos seus perfis comportamentais, que é fundamental para o bem-estar e o aumento de produtividade dos colaboradores, além de diminuir o índice de turnover dentro da empresa.
O objetivo é colocar as pessoas certas no cargo certo, baseando-se nas habilidades mais fortes de cada profissional que fazem sentido com as demandas que certo cargo exige. O resultado disso é um time mais engajado, com melhor desempenho para a equipe e para a empresa.
Mas… quais são os passos para aplicar isso na prática?
➞ Mapear equipes;
➞ Rever os processos de R&S e T&D;
➞ Alinhar perfis desejados;
➞ Desenvolver os perfis dos colaboradores;
➞ Investir na formação de líderes comportamentais;
➞ Definir metas e métricas;
➞ Estabelecer novos processos para gestão de pessoas;
➞ Disseminar Gestão Comportamental de forma contínua.
Resumindo: a gestão comportamental é a forma mais eficiente de ter colaboradores satisfeitos e motivados e ainda promover o crescimento do negócio!
Para aplicar a gestão comportamental, a análise de perfil comportamental é o ponto chave para definir a composição ideal dos times da empresa.
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