• Rafael Sommerfeld

4 passos para desenvolver a cultura organizacional de uma empresa.


O engajamento dos colaboradores está fraco? A motivação no dia a dia da empresa está baixa? O ambiente de trabalho não está alinhado com os valores dos colaboradores?

Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas significa que a cultura organizacional da sua empresa está abalada.

O conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados na empresa, formam o conceito de cultura organizacional. Essas características criam uma “identidade” na organização, definindo como ela irá otimizar seus processos e conduzir seus negócios.

Mas, além de ser um conceito que precisa estar esclarecido para os colaboradores, é necessário que eles sintam essa “essência” diariamente no ambiente de trabalho.

Uma cultura organizacional bem estabelecida é de extrema importância na atração e na retenção de talentos, já que uma instituição que não tem uma cultura forte acaba perdendo seus funcionários.


Então, passe para baixo e veja como desenvolver a cultura organizacional de uma empresa em 4 passos!


1. Estabeleça a missão, visão e os valores

Esse tripé é fundamental para que os objetivos da empresa sejam alcançados de forma eficaz. Esse conjunto de ideias auxilia o colaborador a enxergar se a cultura da empresa vai de encontro aos seus objetivos pessoais e profissionais.


2. Converse com os colaboradores

O diálogo é uma ferramenta poderosa para que você se informe sobre como seus colaboradores se sentem em relação a empresa. Analise-os, veja se estão alinhados aos bons hábitos e, junto com os líderes e profissionais de RH, reforce a cultura na transparência dos negócios.


3. Tenha clareza nos objetivos

A cultura organizacional precisa ser clara. Os colaboradores precisam entender o que leva os líderes a conduzir seus trabalhos de certa forma e a maneira que a organização lida com seus clientes, fornecedores, produtos, serviços e outros.



4. Trace suas prioridades no relacionamento com os clientes

A missão, a visão e os valores devem deixar claro como você quer se relacionar com seus clientes. O cliente que se identifica com os valores da organização contribui diretamente para os melhores resultados e isso garante uma relação mais próxima e de confiança com ele.


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