• Rafael Sommerfeld

6 competências de um líder de sucesso.


A maioria quer ser, mas nem todas as pessoas têm um perfil desenvolvido para atuar como líderes, não é?


É fundamental que o profissional seja capaz de inspirar seus liderados, tornando-os mais motivados e confiantes. Para isso, o líder precisa ter essas 6 competências para que consiga exercer a sua liderança da melhor forma possível.


Veja abaixo quais são!


1- Empatia


Saber se colocar no lugar do outro permite que as situações sejam observadas sob outra perspectiva, fazendo com que o líder haja sem preconceitos ou juízos de valor.


2- Percepção generalista


Um líder precisa ter a capacidade de obter uma visão do todo, conseguindo prever resultados e consequências de suas ações e de seus liderados.


3- Equilíbrio emocional


Ninguém gosta de trabalhar com aquele chefe que perde o controle frequentemente, não é? É essencial que o líder saiba se envolver, mostrar interesse, participar das conquistas e dos fracassos, mas sem se perder nas emoções, sejam elas positivas ou negativas.


4- Transparência


Transparecer confiança e ser honesto é importante para que os liderados sintam confiança e não ajam com receio e tensão, o que pode causar problemas de comunicação e desgaste no ambiente de trabalho.


5- Capacidade de delegar


Algumas pessoas acreditam que só elas conseguirão chegar ao resultado desejado. Porém, um bom líder precisa ter potencial em delegar funções, gerenciar e administrar a equipe.


6- Saber ouvir


É essencial que o líder saiba ouvir e consiga se comunicar com os colaboradores de forma eficiente e não violenta. Embora o líder seja o principal responsável pelo o que é decidido, a participação da equipe na tomada de decisão é crucial para ter diferentes pontos de vista.


4 visualizações0 comentário