• Rafael Sommerfeld

3 formas de liderança


Cada profissional tem as suas pluralidades e o seu estilo próprio de liderança.


Além do profissional, esses estilos também podem variar de acordo com o contexto, com os objetivos e os valores da organização, bem como o perfil do time.


Por isso, é importante frisar que não existe um estilo certo ou errado: todos têm seus pontos positivos, negativos e é preciso saber inseri-los nos ambientes adequados para obter um melhor proveito.


Veja abaixo quais são os 3 tipos!


1. Liderança autocrática


É o estilo mais tradicional que tem como principal característica a tomada de decisões centrada no líder. Aqui, os colaboradores atuam como meros executores, apenas seguindo regras definidas e pouco flexíveis.


2. Liderança democrática


É aquela liderança onde os líderes são abertos à participação da equipe, aceitando sugestões e ideias do time. Esse estilo é comum nas empresas que prezam pela gestão de pessoas e mostram preocupação com o capital humano.


3. Liderança liberal


Ela valoriza a autogestão, isto é, o líder atua apenas como supervisor de uma equipe experiente. A equipe estabelece a sua própria rotina, mas o líder é o responsável por organizar e distribuir as tarefas. Este tipo de liderança é indicado quando há equipes maduras, com facilidade de trabalhar com bastante autonomia.


E aí, qual é o seu estilo?

3 visualizações0 comentário